Hóspedes não retornam em hotel com internet ruim

11/05

Reclamações dos hóspedes sobre WIFI dos hotéis compromete reputação e vendas

Vivemos num tempo marcado pela comunicação em rede (internet) e mediada pelos computadores e smartphones, como se estivéssemos levando uma memória portátil sempre conosco.  O uso do telefone fixo e, até mesmo, dos celulares para ligações ficou para trás. Mais e mais pessoas utilizam dispositivos móveis para se comunicar e realizar as mais diversas tarefas, por meio de troca de mensagens, pesquisas no Google, sugestão de gastronomia na cidade que visita, reputação dos passeios e roteiros, etc. Por isso mesmo, o acesso à internet deixou de ser um privilégio para se tornar um recurso de necessidade básica para os hóspedes, como quarto limpo e banheiro com água quente, por exemplo.

Segundo o IBGE, em 2015, 92% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por telefone celular, respaldando a ideia de que as pessoas têm preferido aparelhos móveis, como os smatphones, para acessar conteúdos disponibilizados na internet, sejam nos sites ou aplicativos.

E o que o seu hotel tem a ver com isso?

Acabamos de constatar que a disponibilidade de conexão com a internet se tornou um item competitivo para os mais variados tipos de negócio. No caso de hotéis e pousadas, contudo, esse recurso se mostra com uma importância ainda mais elevada. Viagens são acompanhadas de postagens de fotografias nas mídias sociais em tempo real dos lugares visitados, das experiências gastronômicas, da satisfação com algum ambiente agradável e, não raro, essas imagens incluem os ambientes e dependências dos hotéis.

Além disso, com uma parcela significativa de viagens a negócios respondendo por boa parte da receita no turismo, oferecer uma conexão de internet de boa qualidade aos seus hóspedes pode ser a diferença entre a fidelização de clientes e o comprometimento da reputação do hotel ou pousada. Uma pesquisa realizada pela Accor revelou que 70% dos hóspedes não retornam ao hotel ou pousada se o serviço de internet não tiver qualidade.
Seja para entretenimento ou negócios, oferecer um bom serviço de acesso à internet aos seus hóspedes é fundamental para garantir a conversão em futuras novas reservas.

E seu hotel ainda ganha muito mais com isso. Veja como:

Se você acha seu empreendimento atraente, limpo, confortável e até mesmo "instagrável" (veja o que é isso), com certeza vai querer que as pessoas falem bem do seu hotel para outras pessoas desejem se hospedar nele, como por exemplo enviado fotos e vídeos em suas redes sociais.

Então, facilite e ajude que isso aconteça, coloque um sistema de WIFI eficiente e divulgue pelo corredores do empreendimento que esse é um dos benefícios que ele, hóspede, tem ao usar seus serviços. Aproveite e coloque também a sua hashtag para depois encontrar as fotos e facilitar a visualização por todos que clicarem nela #FicaDica.

Conexão wi-fi: um item obrigatório em seu hotel ou pousada

Já deu pra perceber que não dá mais para encarar o acesso à internet como um item especial, não é? Assim como seu hotel ou pousada não pode funcionar sem energia elétrica e abastecimento de água, também não pode mais prescindir de um sinal de internet de qualidade que atenda as necessidades daqueles que estão em visita no seu estabelecimento. Isto inclui ofertar um serviço que permita seu hospede realizar suas atividades com segurança e conforto. Portanto, não basta ter a conexão disponível, é preciso que ela funcione de maneira eficaz.

Mantenha o serviço de wi-fi do seu hotel atualizado e em bom funcionamento

Certifique-se de que a estrutura de cabos e outros equipamentos, como roteadores e suites estejam em bom funcionamento, através da contratação de serviços especializados de TI que podem realizar a manutenção preventiva dos equipamentos e da rede, bem como implementar modificações para modernizar o serviço.

Garanta que todos os espaços acessados pelos hóspedes do seu hotel tenham cobertura do sinal wi-fi, fazendo com que os clientes se sintam à vontade onde quer que estejam, sem a necessidade de se deslocar de um lugar para outro a fim de ter acesso à rede.

Contrate um serviço profissional na implementação da rede do seu hotel

No momento de decidir pela empresa que irá cuidar da rede do seu hotel é preciso muito cuidado para não entrar numa furada. Não basta contratar qualquer um para resolver o problema ou instalar a rede. É importante tratar a situação com seriedade.

A ITS Brasil, empresa com mais de 10 anos de atuação no mercado corporativo baiano, líder e referência no provimento de acesso à internet no estado da Bahia, é parceira do Congresso Summit Hotel que acontece no dia 29 de maio, em Salvador e estará fornecendo suporte de rede durante o evento.

Os hoteleiros e pousadeiros de Salvador e mais 29 cidades da Bahia podem contar com a A ITS Brasil na hora de encontrar as soluções mais adequadas para suas necessidades de internet:

LINK DEDICADO
Garantia de 100% da velocidade contratada
Velocidades de download e upload idênticas
Acesso entregue em rede de Fibra Óptica e/ou Rádio
Backbone próprio com 4 acessos redundantes
Suporte técnico especializado 24x7 com monitoramento proativo
ASN próprio (Autonomous System)
Rede de fibra óptica própria de abrangência no Nordeste
Download e Upload com Banda simétrica

COLOCATION
Estrutura de padrão mundial, com redundância em todos os sistemas;
Centro de soluções formado por profissionais certificados;
Suporte com analistas certificados
Disponibilidade mínima garantida de serviço de 99,95% (para conectividade e disponibilidade dos recursos básicos de datacenter)
Sistemas avançados de segurança, física e lógica, além de prevenção e combate a incêndios

INTERLIGAÇÃO DE FILIAIS
Acesso remoto a qualquer computador de qualquer sede e ou filial
Uniformidade nas informações para todas as filiais
Melhor controle sobre o fluxo de dados na rede
Monitoramento remoto, incluindo CFTV
Servidores Centralizados e gestão única para usuários da rede e internet
Suporte Remoto
Interligar Centrais PABX, Ramais IP, todos os recursos de expansão e facilidades de voz disponíveis.