19/05

O Hotel Summit 2019 investiu em sustentabilidade, e quer mostrar a você o porquê deve fazer o mesmo em seu hotel. Descubra!

Se você ainda não está preparando o seu hotel para a era da sustentabilidade, precisa começar isso a partir de agora. Hoje, muito mais do que em qualquer época, se preocupar com o meio ambiente é um fator obrigatório para todo negócio que quer crescer no mercado e alcançar novos clientes.

Você não acredita, mas é possível que seu hotel esteja perdendo dezenas de hóspedes todos os meses apenas porque não investe em sustentabilidade — ou não deixa isso claro no marketing e site do estabelecimento. Não à toa, o Hotel Summit foi pensado de acordo com essa nova realidade, e promovemos ações sustentáveis essenciais durante todo o evento.

Quer descobrir por quê? Nos acompanhe neste artigo e entenda o papel da preocupação com a sustentabilidade tem no marketing do seu hotel e porquê você precisa começar a investir nisso agora mesmo.

Proporciona engajamento com hóspedes

Hoje, ações sustentáveis formam um dos critérios mais importantes na hora do hóspede optar pelo seu hotel. E não é apenas a gente que está dizendo isso: dados da pesquisa "Futuro da Hotelaria", da empresa Mapie, revela que 75% dos hóspedes da nova geração consideram a sustentabilidade como um item diferenciador dentro dos hotéis.

Não à toa, hotéis grandes e de sucesso já começam a empregar medidas sustentáveis em suas rotinas. Um exemplo é o Hotel Canto das Águas, localizado em Lençóis, que foi o primeiro hotel do Brasil a receber a certificação de hotel sustentável.

Dentre as ações que o estabelecimento promoveu, estão a utilização de painéis solares para aquecimento da água, sítio com plantações de orti-frute consumidos no restaurante do hotel, além de reaproveitamento de madeira e materiais, reaproveitamento de lixo, lençois velhos e muitos outros.

Inclusive com os lençois e fronhas velhas, são feitas sacolas e até mesmo saco para coleta de roupa suja, tudo produzido por costureiras da comunidade local. 

Sacola de trilha do Hotel Canto das Águas

Dá vantagem diante da concorrência

O consumidor atual, inclusive aquelas pessoas que viajam com constância e são hóspedes recorrentes, querem sentir uma conexão com os valores da sua marca. Eles não querem apenas se hospedar no melhor hotel da região, mas também sentir que o hotel possui um propósito parecido com o deles.

Justamente por isso, investir em ações sustentáveis pode ser crucial na hora de diferenciar seu estabelecimento do da concorrência. Mas, claro, para isso é fundamental que você deixe claro, tanto no site do hotel como também em seu marketing de conteúdo, as ações que o estabelecimento desenvolve. 

Demonstre seu propósito e fidelize milhares de hóspedes, que estarão muito mais dispostos a pagar mais por uma experiência em seu hotel!

Gera economia a longo prazo

Durante todo esse artigo, você leu a palavra “invista” em sustentabilidade. Apesar de ser, sim, um investimento, nem de longe é um “gasto” e muito provavelmente vai render muito mais economia para seu hotel a curto e longo prazo! 

Trabalhar com políticas de economia de água ou reaproveitamento de material, por exemplo, pode reduzir consideravelmente sua conta de água ao mesmo tempo que você protege o meio ambiente. Além disso, diversas outras ações, como apostar nos painéis solares, é um custo no agora que vai render uma economia muito maior no longo prazo. 

Hotel Summit 2019: ações sustentáveis garantem um evento ainda mais engajado e inovador

E é com a missão de proteger o meio ambiente e educar centenas de hoteleiros, mostrando as principais tendências para o setor, que o Hotel Summit 2019 pegou a sustentabilidade como um propósito e investiu em diversas ações de cunho ecológico. 

Todas as bolsas distribuídas para os participantes do evento, por exemplo, foram produzidas pelas alunas da oficina de costura da Fundação Lar Harmonia (FLH) com lona sustentável. Isso não só desenvolve produtos ecosustentáveis, mas garante trabalho e renda para dezenas de mulheres costureiras e bordadeiras.

 

Além disso, ao invés de copos e garrafas plásticos descartáveis — grandes vilões para o meio ambiente —, o evento distribuirá para os participantes copos personalizados, que deverão ser utilizados durante todo o evento.

 

Dessa forma, o evento não só evita o descarte de material, mas também engaja centenas de hoteleiros nessa mesma missão.