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Networking pode ser fator fundamental para aumentar a lucratividade do hotel. Confira como!

Você já parou para pensar na importância que uma boa rede de contatos pode ter para a gestão do seu hotel? Muito se fala sobre o papel do networking na hora de alavancar a carreira de um profissional, porém, a verdade é que uma boa gestão de contatos é ainda mais importante para hotéis e pousadas que buscam crescer e aumentar a lucratividade.

 

Apesar disso, alguns hoteleiros ainda não dão a devida atenção para o assunto e sequer começaram a formar sua própria rede de contatos dentro do setor. Ainda que inicialmente isso não pareça problemático, a longo prazo pode diminuir o crescimento — e reconhecimento de marca — do hotel ou até dificultar algumas negociações.

 

Mas, afinal, por quê o networking é tão importante? Confira o artigo e descubra o papel que ele tem para a lucratividade de seu hotel e como começar a gerar contatos dentro do setor sem dificuldade!

Quais as vantagens do networking para o hotel?

Se você acha que uma boa rede de contatos não traz nenhum benefício, provavelmente é porque não está sabendo se aproveitar dela. Especialistas em gestão e empresários são unânimes ao dizer que um bom networking é um dos passos fundamentais para o crescimento profissional.

 

Também conhecido como a arte de conhecer as pessoas certas do seu setor, o networking nada mais é do que uma rede de contatos confiáveis de profissionais de sua área, e podemos incluir aqui neste grupo desde hoteleiros, até empresários de ramos ligados à hotelaria ou distribuidores de produtos.

 

E dentre as vantagens de começar a melhorar seu networking desde agora, podemos citar as 3 principais. Confira!

1. Contribui para a troca de experiências

Dialogar com outras pessoas do seu mercado traz um vislumbre único de oportunidades, principalmente porque você passa a compartilhar (e receber) ideias que estão tendo sucesso com outros hoteleiros.

 

Estar inserido em eventos e congressos que reúnem esses profissionais é uma boa oportunidade para ver o que está sendo feito de novo, e o que você pode aplicar em seu hotel também.

 

Mais do que isso: essa troca de informação direto da fonte garante que você identifique o que funciona ou não, de acordo com experiências de outros profissionais da área.

2. Tem um papel crucial na geração de negócios e parcerias

Em eventos como o Hotel Summit, você tem a oportunidade de conhecer não só hoteleiros, mas também outras empresas de grande porte. Trabalhar o networking e fazer contato com essas empresas é essencial para facilitar futuras negociações.

3. Ajuda a criar uma reputação para o hotel

Marcar presença em eventos, palestras e workshops de sua área tem um papel importante de reciclagem profissional, garantindo que você se mantenha sempre atual. Porém, não apenas isso.

 

Se você costuma frequentar esses ambientes e procura construir redes de contato, provavelmente começará a ser conhecido — e reconhecido — entre os hoteleiros. Compartilhar as experiências que está tendo em seu hotel, principalmente as bem-sucedidas, ajuda a criar autoridade e presença no setor, o que também cria outras oportunidades de negócio a longo prazo.

Como melhorar seu networking?

O primeiro passo é saber que, em grande parte, essa construção de rede de contatos só é possível frequentando os mesmos ambientes que os outros profissionais da área. Participar de palestras e workshops é uma das melhores maneiras de entrar em contato com pessoas de sua área e construir essas pontes de relacionamento.

 

Além disso, grandes eventos e congressos, como o Hotel Summit, também são uma grande oportunidade para conhecer hoteleiros e empresários do setor. O HS, aliás, possui um momento exclusivo para a ampliação de networking, com um Happy Hour descontraído, propício para conhecer novos profissionais.